Últimas Notícias


EUCASS 2015

Congresso Europeu para ciências espaciais reúne cerca de 500 especialistas.
O EUCASS (European Conference for Aeronautics ans Space Sciences)www.eucass2015.eu, em sua 6a edição, realizou-se na Cracóvia (Polônia). Em 4 dias de conferência, com até 12 sessões paralelas, o EUCASS teve uma enorme participação de especialistas europeus, russos e chineses. Além das sessões técnicas aconteceram 4 sessões plenárias, destacando-se a sobre o futuro dos lançadores e a sobre o futuro da tecnologia de satélites.

A Arianespace já está desenvolvendo um novo grande lançador, o ARIANE-6, que deverá entrar em operação em 2020, bem como um lançador de médio porte o VEGA-C. O interessante é que existe uma definição para o estudo de novas tecnologias para a próxima década, sendo a de reutilização a mais importante. Para testar a tecnologia de reutilização a ESA já está à procura de um microlançador. Neste nicho caberia o VLM brasileiro, caso estivesse com o cronograma de desenvolvimento compatível com as necessidades da ESA.
Outra tecnologia mencionada como merecedora de atenção é a de motores de fibra de carbono para propelentes sólidos, também em desenvolvimento no Brasil.

Chamou a atenção também a menção à governança do programa europeu. Os institutos governamentais cuidam exclusivamente da pesquisa enquanto o desenvolvimento é feito em empresas de pequeno e médio porte. A produção é responsabilidade da Arianespace e da Airbus.